RESSAVANAR: Mais que um Olhar, uma Missão

Por: Professor Samuel Reis

Acredito que a grande maioria das pessoas compreendem o quão essencial é ter/preservar um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado. Mas, o grande questionamento que a maioria das pessoas fazem é: Como posso contribuir para algo tão essencial à minha vida?

Foi esta a minha intenção quando escrevi o livro Matemática Ambiental: estudo a partir da alfabetização e letramento matemático e, desde então, busco lugares e pessoas que dão sua contribuição à missão de manter e criar um meio ambiente saudável para esta e futuras gerações.

Foi esta busca que me levou ao Projeto RESSAVANAR, localizado na cidade de Carapicuíba. Ao chegar lá, conversei com o fundador e ambientalista Marcelo Costa Lincoln, que nos contou um pouco da história e missões do trabalho, que hoje tem a contribuição de dezenas de pessoas.

Fui apresentado a um espaço de reflorestamento, que buscou realizar o plantio das árvores de acordo com as características históricas do solo e, para minha surpresa, nasceu uma área da vegetação onde há uma região de árvores provenientes da Mata Atlântica, enquanto que em outra área houve um reflorestamento utilizando espécies oriundas do Cerrado paulista. Ou seja, trata-se de uma micro região, que representa o que há em grande parte das terras do Estado de São Paulo, no que tange a característica de solo e espécies.

A riqueza presente na história de cada árvore plantada, também chama a atenção, pois, são várias as pessoas que decidiram se unir ao ambientalista Marcelo Lincoln, vindos das mais diversas regiões, como nos afirmou a Bióloga Sheila de Oliveira Nascimento:

“O RESSAVANAR, além da grande importância da regeneração da vegetação. Eu vejo como um agrupamento de pessoas que lutam pela mesma causa, pensando nas gerações futuras, porque hoje em dia a gente não vê isso” declarou a Bióloga.

De fato, é perceptível a importância que cada voluntário dá ao trabalho que vem sendo realizado e, o mais interessante é que o plano de desenvolvimento do projeto está bem traçado e, pretende adentrar fortemente também na Educação, por meio da Educação Ambiental, a Cultura e Turismo, através do Ecoturismo e também ao trabalho de fortalecimento de vínculo entre as famílias.

Por fim, deixo o convite para que vocês conheçam um pouco mais o Projeto RESSAVANAR, que tenho certeza, fará grande diferença na vida, não apenas de moradores de Carapicuíba e região, 

Conheça um pouco mais do RESSAVANAR em: https://ressavanar.org

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas