O QUE VI E VIVI NA PREFEITURA DE JANDIRA

Relatos da minha passagem como Jornalista Oficial da Prefeitura e Supervisor de Ensino na Secretaria da Educação

 

Alguns me perguntam sobre os dias que fiquei sem postar nenhum artigo ou matéria, mas, antes de tratar sobre a minha saída da Supervisão de Ensino de Jandira-SP, quero registrar momentos e marcos da minha passagem entre as áreas de comunicação e educação do atual governo.

Quem me acompanha nas redes sociais, percebeu, que minha atuação como jornalista, teve um hiato e, para isto há justificativa, já que em Janeiro de 2021 assumi a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jandira. A partir de então, qualquer comunicação política em meu perfil, não teria a lição básica do jornalismo, que é a distância dos atores da notícia, então, em respeito às pessoas que acompanham e confiam no meu trabalho, me abstive de fingir imparcialidade, quando eu estava atuando diretamente na comunicação do governo.

Fui jornalista oficial da Prefeitura de Jandira, no momento mais desafiador da nossa história, e até por isso, farei relatos com uma visão privilegiada dos fatos.

Em 2021, estávamos vivendo o ápice da pandemia da Covid-19, e um dos meus principais papéis estava em informar a imprensa e a população sobre as ações e resultados do governo frente ao momento pandêmico.

Lembro bem do cenário de terra arrasada, que a gestão da Secretaria da Saúde, recebeu em 2021, pois, estávamos com um Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), com menos de 10 leitos com respiradores (para atender toda a cidade). E, neste cenário, lembro-me da importância que foi a emenda parlamentar, de mais de um milhão de reais, que a Deputada Bruna Furlan encaminhou para a saúde da nossa cidade.

Ainda em 2021, a sala da Comunicação ficava ao lado do gabinete do Prefeito e, quantas manhãs ouvíamos que o Prefeito Dr. Sato, havia passado por lá muito antes de chegarmos (8h00) e que tinha se direcionado ao CCC ou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para acompanhar os atendimento in loco ou até mesmo realizar alguns atendimentos como médico.

Poderia aqui, falar sobre a importância da ampliação de leitos, que mais que dobrou em pouco tempo; registrar o compromisso que vi do governo em salvar vidas e, destacar a importância da liberdade que era dada aos médicos para exercerem sua função, sem a tutela governamental sobre o que se poderia ou não prescrever.

O fato é que Jandira, foi destacada pela gestão deste período de pandemia e, apesar de meu trabalho ter sido responsável por conseguir “pontes” na grande imprensa para compartilhar os resultados animadores que nossa cidade estava obtendo, não existiria matérias destacando nossa cidade na Globo, Record, SBT, Rede TV, Band, TV Brasil… se não houvesse heróis, alguns anônimos outros nem tanto, que estavam diariamente colocando suas vidas em risco, pela missão de salvar outras vidas.

Sei que citar nomes pode trazer alguma injustiça, mas é necessário destacar a liderança do casal Dr. Sato e Dra. Denilda; importante registrar a grande gestão feita pelo Secretário Fabiano Dantas; pelo Diretor da Saúde Básica, Davi Rodrigues; pelo Diretor de RH da Saúde, André Longo; pelo Coordenador da Saúde Básica, Adrianinho; pela Coordenadora do CCC, Gabriela; entre outros, que compuseram, aquela que é para mim, é a melhor equipe de gestão da saúde que a cidade de Jandira já teve.

Ainda no ano de 2021, pude vivenciar uma frase muito comum no jornalismo, que é: “informação salva vidas”, pois, foi necessária uma verdadeira revolução na forma de comunicar da Prefeitura de Jandira e, aqui é importante destacar a liderança do atual Secretário de Comunicação, Fernando Paes e toda a equipe, que naquele momento tinha, inicialmente: 1 jornalista (eu) e 2 designer/fotógrafo (Julio Cesar e Matheus). Construímos uma forma de comunicar mais direta, com a produção de uma média de três matérias por dia.

Ainda no meu ano de jornalista oficial da Prefeitura de Jandira, tive a oportunidade de participar e posteriormente apresentar o primeiro PodCast oficial da cidade, denominado Papo de Sexta, que era um programa que resumia os destaques da semana, além de promover entrevistas importantes, principalmente na área da saúde.

Ainda neste período de Comunicação, pude registrar melhorias em todas as pastas e me lembro de algumas, em especial. Na Segurança Pública, registrei o fortalecimento da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), da Ronda Ostensiva sobre Motos (ROM) e também da Ronda da Maria da Penha. No Esporte, acompanhei, várias reformas ocorridas na área do trabalhador, tablado, cidade da criança, sede administrativa; criação do importante programa Agita Mais e, o retorno dos campeonatos de futebol, ginástica…

Na educação, acompanhei, ainda como jornalista, o preparo para o retorno às aulas, a contratação do SEFE (Sistema de Ensino Família Escola) e diversas adequações/pequenas reformas, nas escolas.

Ficou claro para mim, que o ano de 2021, foi marcado com destaque para os trabalhos realizados nas pastas da Saúde, Segurança Pública, Educação, Esporte e, claro… na revolução promovida por nós, da Diretoria de Comunicação, afinal, Jandira voltou a ser destaque na grande mídia não mais por escândalos e sim por promover iniciativas como o imunizafest, que foi replicado em diversas outras cidades do nosso país.

Em 2022, recebi o convite para assumir a Supervisão de Ensino e como falei ao Diretor da Comunicação: “sou um professor no jornalismo e não o inverso”, sendo assim, aceitei o chamado da Secretária da Educação, Marta Cesário Vieira, e segui para esta nova missão.

No ano de 2022, 2023 e esta metade de 2024, meu foco de atuação foi a Secretaria da Educação e, por isso, as vivências que tive foram mais restritas, apesar de ter acompanhado o grande trabalho da Secretaria de Cultura, que começou um importante trabalho de levar cultura aos bairros.

Na Secretaria da Educação, fui o supervisor que participou dos esforços para a inauguração de duas novas Escolas, sendo estas EMEB Manoel Nascimento e EMEB Maria Marques e, aqui preciso ser justo, a EMEB Dimas Jordão já estava bem avançada quanto ao andamento da obra, mas dizer que as EMEBs Manoel Nascimento e Maria Marques foram feitas pelo governo anterior, é de uma desonestidade intelectual, absurda.

Além de importantes inaugurações, julgo que as ações mais importantes feitas na Secretaria da Educação, foram a contratação do Sistema de Ensino (SEFE) e a implantação do programa Tempo de Aprender no município. Pois, a partir das apostilas e formações para Professores, família e gestão escolar, foi possível entregar um norte para a educação da nossa cidade.

Como vocês sabem, sou um estudioso da educação e, depois de dois anos e meio, atuando diretamente nas escolas da nossa cidade, posso afirmar com toda a certeza, a educação de Jandira, não deixa a desejar para nenhuma outra rede educacional da região, digo isto pelos materiais e trabalhos desenvolvidos nas escolas, além do suporte dado pela Secretaria da Educação.

Para você que leu meu relato até aqui, agradeço demais o carinho que cada um de vocês tem por mim, e, para aqueles que esperavam um relato de oposição ao Governo Doutor Sato, quero deixar muito claro que meu compromisso é com a verdade. Dito isto, apesar de ter assumido um concurso na cidade de Itapevi, sou munícipe e amo a nossa querida Cidade de Jandira e reforço que, o que acompanhei até o momento, leva a entender que o melhor para a nossa Jandira, é a continuidade do atual governo. Apesar de que, é notório registrar que três meses para a política é uma eternidade e novas informações podem aparecer até o dia 06 de Outubro.

Que Deus abençoe você e nossa querida Jandira, 

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas

OS PILARES DA QUALIDADE DE VIDA

Nos últimos dias, tenho refletido sobre os pilares da qualidade de vida, que para aqueles que não estão familiarizados, são: corpo, mente e alma.  Mas