Secretaria de Saúde de Jandira, realiza ações do Agosto Dourado

A Prefeitura de Jandira, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando atividades com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância do incentivo à amamentação, missão que marca o Agosto Dourado.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Descrita a importância do aleitamento materno, a Secretaria de Saúde, iniciou um ciclo de reuniões, com gestantes e mães jandirenses que deram à luz recentemente, para tratar de assuntos como: benefícios da amamentação; posicionamento e pega adequada no ato da amamentação; importância da rede de apoio; importância da doação de leite materno; onde buscar ajuda quando encontrar dificuldade na amamentação, e o que observar no bebê quando há dúvidas se ele está mamando adequadamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:

  • Maior número de episódios de diarréia;
  • Maior número de hospitalizações por doença respiratória;
  • Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos;
  • Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco;
  • Menor eficácia da lactação como método anticoncepcional;
  • Menor duração do aleitamento materno.

O primeiro encontro presencial, com a temática Agosto Dourado, ocorreu no Centro de Referência da Mulher, na última segunda-feira, dia 2, e, de acordo com a Coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança, Enf. Claudia Gama, o encontro ocorreu da seguinte forma:

“Em comemoração ao Agosto Dourado realizamos uma dinâmica com as gestantes do município para esclarecer dúvidas e incentivar o aleitamento materno. Iniciamos a roda de conversa explicando o que significa o mês de agosto para a amamentação mundial e com dinâmica de mitos e verdades, onde a cada resposta esclarecemos e aprofundamos as questões dos temas abordados.Ao final da roda abordamos importância da doação de leite materno e incentivamos a doação através do banco de leite da nossa parceira, Eurofarma, que abastece a UTI neo do HGI. Junto comigo a, orientaram as mães sobre os temas tratados, a: Enf. Vanessa Couras e as Nutricionais Jaqueline Liberato e Fernanda Cavalaro ”

O diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Enf. Davi Rodrigues, também destacou a importância deste investimento:

“Investir na saúde da criança é um investimento de longo prazo, é investir nessa nova geração para que a gente tenha uma geração futura com pessoas que tenham um nível de saúde alta e consequente boa qualidade de vida” destacou Rodrigues.

É importante ressaltar que, as mães que estão amamentando podem salvar vidas ao fazer doação para o banco de leite, que está localizado na Eurofarma, e atende a UTI neonatal do HGI.

No banco de leite, as mães que estão em fase de amamentação podem doar seu leite excedente e ajudar a nutrir recém-nascidos. Após a doação, o leite é devidamente analisado, armazenado e preservado, em um cuidadoso processo para que o alimento mantenha sua qualidade natural para beneficiar outros bebês.

Como ser uma doadora?

1. Cadastre-se no site ou pelo telefone ( 11) 4144-9604.

2. Em seguida, você será convidada a fazer o cadastro e exames para garantir a sua segurança e a do bebê que receberá alimento.

3. Se seus exames atenderem aos requisitos necessários para a doação, você receberá uma comunicação com todas as informações para você fazer a sua primeira doação.

Para as próximas semanas, novos encontros ocorreram nas Unidades Básicas de Saúde de Jandira, e a Secretaria de Saúde, através da Diretoria de Comunicação divulgará esta importante luta, destacada pelo Agosto Dourado.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas