Doutor Sato traçou estratégias que garantiram que Jandira seja a cidade com o calendário de vacinação mais avançado da região

Dia 20 de Janeiro, no ato da da primeira vacina aplicada em Jandira o Prefeito Doutor Sato afirmou:“Estarmos iniciando aqui o primeiro passo para o combate científico do Coronavírus”, cinco meses depois, Jandira estará vacinando os munícipes com 40 anos ou mais e, é um sucesso na vacinação de acamados.
O que poucos sabem é que este resultado é fruto de planejamento e boa administração das doses de vacinas recebidas, conforme afirmação do Prefeito, abaixo:
“Em primeiro lugar nós não temos desperdício de vacina. Por exemplo, para as pessoas entenderem, um frasco tem o que corresponde a dez doses. Se eu abrir esse frasco quatro horas ou 15:50 e utilizar uma dose só, o que vai acontecer com as outras nove doses que não conseguiram ser aplicadas? Serão descartadas infelizmente. Então o que fazemos? Se está no horário de finalizar a vacinação e eu não tenho as dez pessoas para abrir um novo frasco, então pedimos ao munícipe que, por gentileza, volte no dia seguinte. Porque aí você vai utilizar todas as doses, ou seja, desperdício zero.”
“Além do desperdício zero, hoje existe um número maior de vacinas: AstraZeneca-Oxford, Coronavac e Pfizer. Com o desperdício zero e uma oferta maior de vacina, nós avançamos para 40 anos de idade”.

Confira a entrevista abaixo:

 

Muito se fala da ampliação em mais de 100% dos leitos do Centro de Combate ao Coronavírus. Qual a importância desta realização da sua gestão?

 

A ampliação de leitos foi bastante satisfatória porque com esse aumento, nós conseguimos atender as demandas necessárias para estabilizar os infectados e encaminhar o paciente,  de uma forma estabilizada, onde seria possível dar continuidade ao tratamento intensivo. A ação diminuiu significativamente o número de sinistros em relação à saúde desses pacientes comprometidos, o que me faz reafirmar que esta foi uma das principais ações na saúde que salvou vidas nesta pandemia.

 

Tem alguma outra ação que pode ser destacada no enfrentamento da segunda onda do Coronavírus?

Em vez do vírus nos pautar, nós tivemos uma atuação ativa para controle do vírus. Fizemos uma reestruturação no atendimento onde, indicamos que os munícipes procurassem locais específicos para receber orientações de uma forma profilática de uma forma preventiva, rápida. Se o munícipe está com febre, dor de cabeça e tosse, em vez dele procurar diretamente o Centro de Combate ao Coronavírus (CCC) , essa pessoa passou a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde tem um profissional preparado para orientar essas pessoas. Indicamos que os jandirenses procurassem o CCC apenas em casos mais graves e isso fez com que diminuísse bastante as demandas especializadas. Essa reestruturação levando casos leves para as unidades básicas deixou o CCC mais estrito à questão de média e grave complexidade. Isso daí com certeza salvou muitas vidas,  concomitantemente com o avanço progressivo das vacinações.

 

Sua gestão contratou mais de 180 profissionais de saúde, dentre eles médicos de algumas especialidades, que eram muito solicitadas pela população. Gostaria que o Dr. falasse um pouco dessa importante realização para a saúde de Jandira.

Prometi para a população de Jandira que seria um Prefeito com um olhar prioritário para a saúde. Quando assumi estávamos com uma grande defasagem em toda a rede de saúde, em todas as áreas da saúde propriamente ditas, além de médicos com questões de contratos vencendo e a necessidade também de dispensa de profissionais multidisciplinares. Nós chegamos numa fase de, por exemplo,  faltar fisioterapeutas e, através deste processo seletivo nós conseguimos cobrir essa e outras deficiências de uma forma rápida.

 

O Doutor destacou a importância da vacinação para a redução no número de casos de COVID-19 em Jandira. Pela idade das pessoas que estão sendo vacinadas, podemos afirmar que Jandira hoje é uma referência na região em questão de vacinação, a que se deve isso?

Em primeiro lugar nós não temos desperdício de vacina. Por exemplo, para as pessoas entenderem, um frasco tem o que corresponde a dez doses. Se eu abrir esse frasco quatro horas ou 15:50 e utilizar uma dose só, o que vai acontecer com as outras nove doses que não conseguiram ser aplicadas? Serão descartadas infelizmente. Então o que fazemos? Se está no horário de finalizar a vacinação e eu não tenho as dez pessoas para abrir um novo frasco, então pedimos à pessoa que, por gentileza, volte no dia seguinte. Porque aí você utilizará todas as doses, ou seja, desperdício zero.

Além do desperdício zero, hoje existe um número maior de vacinas: AstraZeneca-Oxford, Coronavac e Pfizer. Com o desperdício zero e uma oferta maior de vacina, nós avançamos para 40 anos de idade no próximo sábado,  se Deus quiser.

 

Repercutiu, inclusive em rede nacional, a vacinação de acamados em Jandira. Conte-nos sobre esta iniciativa.

Eu sempre disse aos acamados de Jandira: – Pessoal não se preocupem, porque vocês não precisam ir até a vacina, a vacina chegará até vocês, isto dito logo no início, quando a quantidade de vacinas era pequena em relação às necessidades. 

Olha, hoje, graças a Deus, por causa deste trabalho de vacinação junto aos acamados nós temos um número menor de pessoas com comprometimento em ocasião do Coronavírus.

 

Jandira tem sido elogiada por sua organização no processo de vacinação. A que se deve este sucesso?

Eu só tenho a agradecer toda a equipe envolvida direta e indiretamente no processo de vacinação, desde o pessoal da saúde até a equipe de contingência, que planeja e implanta o processo. Sou grato pelo amor que eles projetam, o que resulta em um processo de vacinação mais efetivos, mais rápido e mais eficiente para a população. Temos essa equipe liderada pelo secretário de Saúde, que merece meus parabéns. Junto a equipe da saúde, parabenizo outras secretarias como, por exemplo, a secretaria de obras onde o trânsito está inserido dentro da equipe, porque eles estão fazendo o trabalho de estruturação do espaço e de separar o trânsito. Então este resultado é fruto de um trabalho em conjunto.

 

Recebemos a informação de que a Saúde de Jandira recebeu mais de 1 milhão de reais em emendas parlamentares. A que se deve esse valor tão vultoso?

 

Diversos Deputados têm contribuído com a Saúde de Jandira e, sou grato por isto. Em especial preciso destacar os 1 milhão de reais que a Deputada Bruna Furlan encaminhou para o custeio da Saúde do nosso município, que é para uso imediato.  Destaquei esta emenda, porque início de mandato tem a questão da herança de um mandato anterior, onde existia uma certa desorganização. Mas, agora graças a Deus está tudo sendo bem encaminhado e essa emenda foi muito importante para ajudar no custeio da nossa saúde.

 

Percebe-se que por ser médico o doutor tem tido um cuidado muito interessante com a área da saúde, inclusive com a saúde mental dos trabalhadores da saúde. Fale um pouco, para nós, sobre a importância do Programa Acolher Saúde, que trata justamente desta questão.

Essa pandemia causou um desequilíbrio na mente/corpo das pessoas e, nós precisamos realmente de profissionais assistidos nesta questão. Por isso, este programa permite que  os trabalhadores da saúde tenham um equilíbrio necessário para cuidar de pessoas que precisam dessa segurança, destes profissionais.

 

Houve uma mudança de percepção a respeito do desenvolvimento humano dos profissionais da saúde nesta gestão. Prova disto foi a integração realizada no teatro municipal. Gostaria que o Dr. falasse sobre a importância desse cuidado com os profissionais da Saúde.

 

A integração foi importante para que os novos profissionais que chegaram em nossa cidade, entendessem o quadro da pandemia na cidade, os departamentos e serviços oferecidos pela saúde, para suporte à ele, etc. A realidade é que essa pandemia veio para modificar muitas das situações. Dentro da área da saúde como nós tratamos de pessoas e, pessoas envolve um aspecto sentimental, envolve a parte espiritual, envolve a parte orgânica e, assim por diante, temos que ter esse equilíbrio. Essa pandemia chegou pra poder também alterar a forma de acolher as pessoas. Precisamos deixar de pensar individualmente. Muitas vezes os Profissionais de Saúde ficam sozinho no tratamento e a família no desespero do lado de fora. Então esse intercâmbio tem que ser um tanto diferenciado.

Em resumo, acolhemos bem os novos profissionais de saúde para que eles possam acolher bem nossos queridos jandirenses.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas