A Rainha da ‘educação’ no Brasil

Se temos que descrever uma pessoa, que merece a honraria de maior referência na educação brasileira, não tenho a menor dúvida de que esta deveria ser a Professora Branca Alves.

Estamos em uma semana em que muitos exaltam a figura de um Professor colocando-o como patrono da educação do Brasil.

Para continuar este texto é importante distinguir Educação de Instrução. Acredito que a educação, conforme está descrito no Art. 205 da Constituição Federal, envolve uma formação ampla (instrução + formação dos valores).

A escola deveria se concentrar nas questões relacionadas à instrução (português, matemática, ciências…), enquanto que a família deve ser a responsável pela educação moral. Portanto, quando coloco ‘educação’ entre aspas é justamente porque, a ‘educação’ que irei tratar aqui, é a ‘educação escolar’=instrução.

A educação escolar tem uma Professora, que deveria ser colocada como a maior referência no ato de instrução que já esteve no Brasil, que por aqui chamarei de Rainha da Educação no Brasil.

Estou falando de Branca Alves de Lima, que nasceu em 1911 no bairro do Brás da capital paulista. É autora da cartilha “Caminho Suave”, que se tornou fenômeno editorial por mais de meio século no Brasil. Desde a primeira edição, em 1948, até meados de 1990, foram vendidos mais de 70 milhões dessa cartilha. É o livro escolar recorde de maior tiragem e circulação na história da educação brasileira, e que continua sendo referência para a instrução das nossas crianças.

Se temos que descrever uma pessoa, que merece a honraria de maior referência na educação brasileira, não tenho a menor dúvida de que esta deveria ser a Professora Branca Alves.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas