Terceiro artigo da série de matérias sobre os pilares da qualidade de vida
Já vimos que os pilares da qualidade de vida são, corpo, mente e alma, e neste texto refletiremos sobre a relação entre a análise da matriz SWOT e a autoavaliação necessária na busca pela qualidade de vida.
A matriz SWOT(Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats), popularmente conhecida com matriz FOFA, tem em sua escrita as iniciais de Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça. Para entendermos esta matriz, é necessário compreender que Força e Fraqueza, fazem parte do nosso ambiente interno, ou seja, temos a capacidade de interferência direta; já ameaça e oportunidade, fazem parte do ambiente externo, onde não temos um controle direto.
Agora que compreendemos o significado de cada uma das letras, é chegado o momento de falarmos um pouco sobre a importância da autoavaliação. Acredito que a autoavaliação é o principal instrumento para nosso desenvolvimento, pois, é a partir dela que podemos identificar nossos pontos fortes, que precisam ser valorizados, e nossas fraquezas, que precisam ser superadas.
PRECISO DESENVOLVER O QUE?
Sabemos que assim como o tempo, que não para, nós também precisamos estar em constante desenvolvimento.
“A mais lamentável de todas as perdas é a perda do tempo.” Philip Chesterfield
Justamente para não perdermos tempo, é necessário que tenhamos um claro diagnóstico das nossas fraquezas, pois, na busca de uma vida com mais qualidade, será necessário superá-las.
MAS… PORQUE É TÃO NECESSÁRIO ESTAR FORTE?
Para responder tal questionamento vamos entender um pouco sobre a análise SWOT CRUZADA. Nesta análise são traçados cenários possíveis, como:
FORÇA X OPORTUNIDADE: Melhor dos cenários, pois, estando forte naquilo que temos domínio (corpo e mente), nós estaremos mais preparados para identificar e “abraçar” as oportunidades que Deus nos oportuniza.
FORÇA X AMEAÇA: Após passarmos por cenários ameaçadores, como recentemente muitos passaram durante a pandemia do COVID-19; é comum traçarmos análises sobre o que poderíamos ter feito para “transformar aquela ameaça em oportunidade”, no entanto, a verdade é que nem todos estávamos fortes para enfrentar uma ameaça tão desafiadora. Apesar de todos termos passado por uma grande crise, o fato é que muitas empresas se destacaram no ambiente digital (e-comerce) e muitas pessoas se reinventaram e aproveitaram o momento para criar soluções para a sua vida, e também para a vida do próximo; ou seja, “foram empresas ou pessoas que conseguiram transformar uma ameaça em oportunidade”
A verdade é que no momento que nossas fortalezas superam nossas fraquezas, estamos mais preparados para uma vida com maior qualidade em todos os pilares.
FRAQUEZA X OPORTUNIDADE: Por mais que haja uma grande dificuldade em aproveitar as oportunidade, estando em fraqueza. Este é o cenário onde nos é dada uma nova chance de utilizar algo, que não estávamos esperando (oportunidade), para superar um pouco da fraqueza que, infelizmente, não conseguimos superar sozinhos.
FRAQUEZA X AMEAÇA: Este é o cenário que ninguém gostaria de passar, pois, trata-se de um período onde “não vemos saída”, é aquele momento onde costumamos falar:
“agora só Deus!”
Espero que você tenha entendido a importância da autoavaliação, na identificação das fraquezas que devemos superar, para estarmos preparados para as oportunidades e ameaças que, com certeza, aparecerão.
Quando falamos de forças e relacionamos este conceito com os pilares da qualidade de vida. Entendemos que:
Força no corpo: cuidar da saúde de forma preventiva, ter uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares, são cuidados que muitos especialistas julgam necessários para se evitar uma das maiores ameaças que nos perseguem, que são as enfermidades na carne.
Força na mente: ter uma prática que estimula o raciocínio, a criatividade e a inovação, são exercícios necessários para se ter uma mente forte e saudável, para isto, práticas que envolvem a leitura, cálculo, escrita, e raciocínio lógico, são essenciais.
Força na alma: é possível desenvolver?
Sem dúvidas a força mais complexa de expressar em palavras, é a força na alma, até pelo fato de esta, estar diretamente relacionada ao sentimento/espírito, o que muda muito de pessoa para pessoa. Dito isto, posso falar em primeira pessoa sobre aquilo que faço para fortalecimento da minha alma.
Acredito que uma das maiores fraquezas na alma é o sentimento de solidão, e como antídoto contra este mal, creio em um Deus que se mostrou presente em todos os momentos da minha vida (onipresente); um Deus que mesmo quando eu estava passando por um AVCH, com pouquíssima chance de sobrevivência e recuperação, Ele se apresentou de forma poderosa, mostrando ser dono de todo Poder (onipotente), e por fim, tenho a certeza, que mesmo quando eu não tenha forças de expressar em palavras a melhor oração, Ele é conhecedor daquilo que ainda não aconteceu (onisciente).
Respeito os mais diversos pontos de vista, no entanto, eu creio em um Deus, que por meio da fé Nele, há o fortalecimento do nosso espírito para que possamos superar TODAS as fraquezas que vivenciamos.
Independente do tamanho da sua fraqueza, te convido a olhar para para o alto, assim como o Rei Davi, pois, é de lá que ele encontrou seu socorro: “o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmos 121)
Obrigado por ler e compartilhar meu artigo. Oro para que Deus continue sendo um socorro bem presente em nossos momentos de maior dificuldade.