A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A QUALIDADE DE VIDA

8º artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida

 

É chegado o momento de correlacionar dois temas dos quais abordei em mais de um artigo, e para entender esta relação, vamos fazer um resumo de cada um deles primeiro.

Para entendermos o conceito de Educação Integral, é importante compreender que esta proposta de educação busca apresentar estratégias para que haja desenvolvimento do aluno nos campos: intelectual, físico, emocional, social e cultural.

Já quando abordo o tema qualidade de vida, gosto de destacar os seus pilares, que, segundo o médico libanês Avedis Donabedian, e demais cientistas que trataram sobre o assunto qualidade de vida, há a necessidade de que haja um equilíbrio entre o nosso corpo, nossa mente e nossa alma.

Apesar de conceitos distintos, acredito que a finalidade de quem pretende ter qualidade de vida, tem uma relação direta com a educação integral, afinal:

Seria possível ter qualidade de vida, sem apresentar competências ligadas ao campo intelectual, físico, emocional, social e cultural?

Acredito que todos tenham respondido que tais competências são essenciais para uma vida com qualidade. O inverso também é válido afinal:

Como falar do pilar da qualidade de vida Corpo, sem desenvolver a inteligência corporal-cinestésica?

Já quando falamos de mente, temos que ter ciência de que este pilar da qualidade de vida, se desenvolve por meio de práticas que estimulam o cérebro, como: leitura e exercícios que envolvem raciocínio, por exemplo, que são atividades desenvolvidas no campo cognitivo da educação integral.

Ao tratar de questões atreladas ao pilar da qualidade de vida, espírito, sem dúvidas a inteligência emocional, é um pressuposto importante.

Após discorrer sobre a relação entre educação integral e os pilares da qualidade de vida, fica claro que, a educação integral, deve ser priorizada não apenas por fazer parte de uma fase, mas também, porque os questões trabalhadas em atividade que visam o desenvolvimento do corpo e dos campos: cognitivo, social, cultural e emocional; serão essenciais para uma vida adulta, com qualidade.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas

A ESSÊNCIA DO SER HUMANO

Me pego, neste momento, lembrando de uma conversa que tive com um grande amigo; nela eu detalhava um fato que tinha me acontecido em uma

‘A BÍBLIA É O MUNDO DE DEUS’

conheça o seminário de teologia bíblica do Mestre Cleber Paixão   Depois de conhecermos a história de vida e superação do Professor Me. Cleber Paixão,