EM BUSCA DA FELICIDADE?

Quinto artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida

 

Acredito que Felicidade é um dos temas mais complexo de escrever, pois, os caminhos para este estado de bem-estar, não são como uma receita de bolo. Para este assunto, até uma simples questão como: O que é felicidade para você? Pode se tornar objeto de um debate quase que interminável.

Para iniciar este assunto, me lembro de um dos enredos que mais me marcou no cinema, que foi o do FILME: A PROCURA DA FELICIDADE, que mostra a história de um homem que ao enfrentar sérios problemas financeiros, perde seu casamento, se vê em uma crise financeira, sozinho, e tendo que cuidar de seu filho de cinco anos. O homem em questão tinha uma grande fé na sua capacidade de vender, mas, acabou conseguindo apenas um estágio não-remunerado, que após muitas lutas, tendo que inclusive dormir em abrigos inclusive, foi premiado com um bom emprego. 

Quando interpretamos o título do filme como um enredo à felicidade, percebemos que a interpretação dada a história, é a de que, a felicidade está relacionada a ter um bom emprego e uma condição financeira confortável.

Diante da interpretação dada pelo filme em questão, poderíamos dizer que:

  • SÓ É FELIZ QUEM TEM UMA CONDIÇÃO FINANCEIRA CONFORTÁVEL?

A afirmação em questão, pode ser relacionada com uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data (transmitida pela TV Record), que descreve que a prioridade principal dos brasileiros para o próximo ano, tem relação direta com a vida financeira. 

Agora que descrevi um fato claro, que é o de que a cultura reflete o desejo do ser humano em ter abundância de bens materiais. Te convido a refletir um pouco mais sobre a relação da felicidade com os pilares da qualidade de vida, em especial o pilar que trata da alma. Para isto, irei compartilhar algumas lições que aprendi.

  • SER FELIZ É…

Um dos principais aprendizados que tive em minha vida servindo a Deus, é que, devemos…

SER GRATOS A DEUS POR TUDO.

Neste cenário de gratidão, lembro que um dos versos mais lindos das escrituras. tem como título:

“A FELICIDADE DE TERMOS O SENHOR COMO NOSSO PASTOR”

Para aqueles que ainda não relacionaram o título ao texto, vou escrever o primeiro verso:

O SENHOR É MEU PASTOR: NADA ME FALTARÁ

Antes da última parte desta reflexão, trarei mais um conceito para debatermos, que é a VAIDADE, que é uma palavra que resume uma série de comportamentos e apreço a coisas que um dia se acabarão.

Entendo a corrida das pessoas pela prosperidade financeira, o que eu não entendo são pessoas que se dizem pautadas pelas escrituras sagradas, mas que olham para felicidade e só enxergam recursos financeiros. Como resultado deste cenário, vejo muitos “crentes” que hoje são adeptos da chamada “teologia da prosperidade” ou “teologia do coaching”.

No início do texto apresentei um belo filme onde a felicidade foi mostrada como conquista financeira; apresentei também uma pesquisa que mostra que as questões financeiras são prioridades para os brasileiros, e agora registro que o tema prosperidade financeira chegou dentro das igrejas. Diante de todo este cenário, meu questionamento é o seguinte:

SERÁ QUE O BOM PASTOR, SÓ SERÁ BOM, SE NOS ENTREGAR PROSPERIDADE FINANCEIRA?

O mais interessante é que recentemente, vivemos tragédias como: a pandemia do Covid-19; o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho; enchente no Rio Grande do Sul, e etc. Todos eventos que deveriam levar-nos a uma reflexão mais ampla sobre o que é felicidade.

Quando citei a palavra GRATIDÃO, ela foi citada compreendendo que o fato de estarmos vivos e com saúde, já é motivo suficiente para a FELICIDADE REINAR EM NOSSO DIA.

Se acreditarmos que o nosso Senhor é justo e que não permite uma tribulação maior do que podemos superar, não há motivos no mundo, que façam um cristão infeliz.

Ao ver uma grande parte da sociedade priorizar a prosperidade financeira, como sendo pilar de satisfação, me lembro da passagem bíblica descrita em Mateus 19:16, onde o Senhor Jesus Cristo, instruiu um homem rico a entregar toda sua riqueza aos pobres.

Claro que creio que nosso bom Pastor, nunca deixará faltar nada, inclusive os recursos financeiros, mas, penso que a sociedade deveria se preocupar com talentos que a “ferrugem não consome” (não deprecia e nem tem data de validade).

Uma coisa eu tenho certeza, creio em um Deus que premiará “aqueles que forem fiéis no pouco”.

Se existe um Pastor justo, com todo Poder (onipotente), não há motivos para não sermos felizes.

Conforme o Apóstolo S. Paulo descreve: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”, e esse QUEM não se refere a um inimigo físico, mas a todo mal que queira tirar nossa felicidade. 

Não há o menor sentido, falarmos que seguimos a um justo Pastor chamado Senhor Jesus Cristo, e ao mesmo tempo refletirmos gratidão apenas por conquistas financeiras.

 Resumir a felicidade a prosperidade financeira, só é aceitável para aqueles que não conhecem a complexidade do ecossistema que nos permite viver, pois, para quem já estudou um pouquinho da sua dimensão, percebe que o fato de nascer e nos mantermos vivos, é um milagre diário do nosso Deus Criador.

Ao final deixo os meus votos para que Deus lhe dê um próximo ano onde a felicidade seja abundante na sua vida material, entregando-lhe muita saúde e a condição financeira para uma vida em Paz. Que sua mente seja abençoada com ideias brilhantes e inovações que lhe permitam se desenvolver, e que lhe tragam momentos de felicidade duradouros. Desejo, PRINCIPALMENTE, que Deus abençoe abundantemente sua vida espiritual, pois, a sua alma alimentada é o alicerce necessário para uma felicidade tão especial, que te fará feliz por aquilo que o dinheiro não pode pagar.

Feliz ano novo.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas

PROPÓSITO E MOVIMENTO

Por Thalita Nunes Quando Deus nos criou, ele já tinha um plano único e perfeito. Mas sejamos sinceros: é fácil descansar sabendo disso? Nem sempre.

CORAGEM PARA TRANSFORMAR

Por Thalita Nunes Os melhores dias vêm para aqueles que fazem a melhor escolha. Como diz uma frase popular atribuída a Albert Einstein: “Insanidade é

EM BUSCA DA FELICIDADE?

Quinto artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida   Acredito que Felicidade é um dos temas mais complexo de escrever, pois, os

O PODER DO SONHAR

Quarto artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida   Depois de falar sobre a importância da valorização da vida espiritual para que