Uma profissão que se dedica ao ato de compartilhar conhecimento e que mesmo diante da nobreza da sua atuação, sofre com a falta de um reconhecimento devido junto à população e governos.
Ser professor, é olhar para um futuro melhor e trabalhar na construção de conhecimentos que levem os cidadãos a terem a competência de construir conhecimentos por meio do acesso a informações relevantes; ter o pensamento crítico e, principalmente, ter tolerância com as opiniões divergentes, entendendo que, não há dialética sem tese e antítese.
Mais do que um texto bonito em redes sociais, a melhor forma de reconhecer a importância que os professores têm na sociedade, é passar a valorizar e apoiar mais as lutas dessa categoria, seja ela por melhores estruturas de trabalho ou a valorização devida.
Essa é uma semana para ser solidário aos professores que atuam em áreas onde não há uma infraestrutura mínima para o ensino, afinal, estamos em um País onde há algumas escolas com equipamentos de tecnologia modernos, enquanto outras ainda funcionam em locais insalubre, não apresentando o mínimo de infraestrutura para que o professor possa desenvolver a arte de ensinar de forma eficaz.
Poderia destacar alguns exemplos que tive durante minha história como professor, que está chegando há duas décadas, sendo mais de uma década dedicada ao ensino superior. No entanto, penso que ser professor independe de tempo ou currículo, pois, o que é mais importante nesta profissão, são os impactos que cada um causou em seus alunos e comunidades.
Meus parabéns a todos os colegas que lutam diariamente por pessoas com maior desenvolvimento integral, principalmente no que diz respeito à dimensão cognitiva.