Saúde de Jandira realiza evento de fechamento da Campanha Setembro Amarelo

O Evento marcou o fechamento da Campanha Setembro Amarelo, tendo sido realizado apresentações das atividades que foram realizadas na campanha, momentos de roda de conversa, palestra e homenagens.

 

A Prefeitura de Jandira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou hoje, dia 30, o fechamento da Campanha Setembro Amarelo, por meio de um evento que contou com a participação dos profissionais de saúde que atuaram direta ou indiretamente na campanha.

O evento foi realizado no Espaço Cultural Biguá, e marcou o balanço das ações realizadas nesta campanha que tem o intuito de sensibilizar e conscientizar na prevenção ao suicídio.

No espaço do evento, foram colocados os trabalhos confeccionados durante a campanha, além de um café da manhã para recepção dos profissionais de saúde que atuaram ativamente neste mês de campanha, levando aos quatro cantos da cidade uma mensagem de valorização e amor à vida.

A primeira a fazer uso da palavra foi a Coordenadora do departamento de Saúde Mental, Psicóloga Maria Alice, que iniciou sua fala agradecendo o empenho de todos os profissionais que atuaram durante a campanha, e continuou detalhando as ações que foram realizadas, com destaque para: realização nas UBSs da dinâmica árvore da vida (onde os participantes colocam as razões que o fazem viver), realização no dia 10 da caminhada pela vida, diversas rodas de conversa nas Unidades Básicas de Saúde, oficina ‘eu gosto’, palestras em Escolas públicas do município, roda de conversa em algumas igrejas da cidade, participação de pacientes do CAPs Jandira (Centros de Atenção Psicossocial) no evento CAP’s Adulto Alvorecer, entre outras atividades de orientação e atendimento individual ou grupal, realizados por psicólogos e profissionais da saúde da cidade.

Logo após a fala da Coordenadora, o Diretor técnico da Saúde Davi Rodrigues, parabenizou o trabalho realizado pela equipe de saúde mental da cidade, e fez questão de destacar o desafio que os psicólogos e profissionais da saúde mental, passarão com o pós pandemia do Covid-19: “A pandemia está passando, mas, os impactos dela na saúde mental, tudo indica que se apresentará por tempos”.

O próximo momento do evento, foi marcado por uma Palestra, ministrada pelo Psicólogo Washington, que teve como título: Sofrimento e Suicídio: Falar é a solução. Durante a palestra, foi realizado debate sobre as diferenças entre tristeza e depressão; também foi tratado o tema sofrimento, com questões sobre de onde ele vêm e o papel das redes sociais na ampliação do sofrimento das pessoas.

Logo após a palestra, foi realizada uma homenagem aos pacientes do Caps que representaram Jandira no evento CAP’s Adulto Alvorecer, realizado em Santana do Parnaíba entre os dias 4 e 26 de Setembro.

Ao final foi realizada uma análise da música: É Preciso Saber Viver, de autoria de Roberto e Erasmo Carlo. O sentimento ao final do evento foi de que todos os presentes tiveram suas energias renovadas para continuarem na missão de mostrar a todos o quanto vale a pena viver.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas