Procon de Jandira apresenta balanço do primeiro semestre e anuncia retorno das audiências de conciliação

O Procon de Jandira apresenta balanço, onde destaca aproximadamente 600 atendimentos realizados no primeiro semestre deste ano. Entre os atendimentos destaca-se as aberturas de Carta de informações preliminares e outras consultas dos consumidores. Como novidade, também foi informado o retorno das audiências de conciliação.

As audiências de conciliação que estavam suspensas por conta da pandemia, estão sendo retomadas presencialmente e serão realizadas às  sextas feiras, por este motivo, neste dia não haverá atendimento ao público. Desta forma o atendimento presencial do Procon de Jandira, passará a ocorrer de segunda a quinta-feira, das 8 às 17 horas. Os agendamentos para este atendimento são realizados pelo telefone 4707-6025.

Ressalta-se que o Procon de Jandira funcionou normalmente durante a pandemia, medida que foi tomada  partindo do fato de que a população,  em grande número,   ficou sem acesso aos serviços de SACs  e ouvidorias por conta da pandemia.

O Procon de Jandira segue as diretrizes da Fundação Procon, que preza pelo acolhimento, ouvindo e orientando o consumidor. O índice de resolução,  sem a necessidade de marcação de audiência, chega a  90% dos casos. Hoje as principais demandas estão relacionadas ao consumo de energia elétrica e créditos consignados, no entanto, este importante órgão de defesa do consumidor, tem uma atuação ampla, conforme demonstra a relação abaixo:

  • Educação para o consumo;
  • Recebimento e processamento de reclamações administrativas, individuais e coletivas, contra fornecedores de bens ou serviços;
  • Orientação aos consumidores e fornecedores acerca de seus direitos e obrigações nas relações de consumo;
  • Estudos e acompanhamento de legislação nacional e internacional, bem como de decisões judiciais referentes aos direitos do consumidor;
  • Pesquisas qualitativas e quantitativas na área de defesa do consumidor;
  • Disponibilização de uma Ouvidoria para o recebimento, encaminhamento de críticas, sugestões ou elogios feitos pelos cidadão quanto aos serviços prestados pelo Procon de Jandira, com o objetivo de melhoria contínua desses serviços.

O trabalho do Procon de Jandira durante esta pandemia, demonstra que para este importante órgão a defesa do consumidor está em primeiro lugar.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas