Mediante a necessidade de lutar por uma demanda específica, no intuito criar um ambiente de segurança, cuidado e desenvolvimento da mulher, o Serviço Mão Amiga de responsabilidade da Diretoria de Políticas para Mulher e Igualdade Racial foi criado para acolher mulheres vítimas de violência doméstica, bem como trabalhar na prevenção das violências.
O Serviço é composto por equipe multidisciplinar, com profissional da Psicologia e Serviço Social e realiza o acolhimento e acompanhamento das mulheres, faz articulação com a rede do município mediante as demandas apresentadas, e, no que tange a prevenção, realiza capacitação aos profissionais da rede, palestras para a comunidade e proporciona cursos na Diretoria.
As mulheres são acolhidas pelo Serviço Mão Amiga mediante o contato e encaminhamento da rede do município: Saúde, Assistência Social, Delegacia, Guardiã Maria da Penha e outros, ou espontaneamente pelas próprias mulheres. Assim, o primeiro acolhimento é realizado na Diretoria da Mulher ou no âmbito da Delegacia de Jandira, a depender do caso.
Para garantir o acolhimento das mulheres em situação de violência que decidem realizar boletim de ocorrência, o Serviço Mão Amiga disponibiliza um espaço na Delegacia de Jandira, onde é realizado esse primeiro acolhimento e orientação, identificando as violências sofridas mediante a lei Maria da Penha e abordando sobre a realização do boletim, bem como medida protetiva, contato com a Guardiã Maria da Penha e encaminhamento para a rede quando necessário. Para mulheres em risco iminente de morte, a equipe é responsável em acionar a Casa Abrigo Regional ou Casa de Passagem, que avaliará juntamente a demanda para o devido acolhimento e proteção da mulher.
Identificadas as demandas da mulher acolhida no Serviço, é então realizado um acompanhamento na Diretoria de Políticas para Mulher e Igualdade Racial, pela mesma equipe, que fará um trabalho visando o empoderamento da mulher, seu fortalecimento e estimulando sua autonomia, no intuito de encerrar o ciclo da violência doméstica e consequentemente conquistar seu espaço desejado na sociedade. Assim, acompanhará a mulher mediante todas as necessidades apresentadas, sempre em interlocução com a rede do Município para que se contemple um atendimento integral.
A Diretoria da Mulher e Igualdade Racial, está localizada na Rua José Rufino de Oliveira, 221 – Vila Ipe, Jandira e, o número de telefone para contato é: 4789-4618.