Em um mundo marcado pelo pecado, a Graça de Cristo é a luz que transforma nossa alma.
Nesta semana, fui apresentado à doutrina da depravação total e logo me interessei em escrever sobre ela, pois se trata de mais uma referência para a relação entre mente e espírito sob a ótica cristã. Na doutrina em destaque, demonstra-se que a natureza do homem é pecaminosa, abrangendo a mente, as emoções e os desejos.
Ao ter contato com essa doutrina, lembrei-me imediatamente de dois artigos que escrevi nesta série sobre qualidade de vida, ambos focados em questões da alma. O primeiro, intitulado “A Essência do Ser Humano” (leia aqui: https://psnews.tv.br/opiniao/a-essencia-do-ser-humano/), apresenta um conflito entre as ideias de Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes. Nele, destaco:
“Em uma aula, apresentei a obra Leviatã, na qual o autor, Thomas Hobbes, descreve claramente que o homem, em sua essência, é propenso a sentimentos como egoísmo e violência. Assim, o autor defende um modelo de governo capaz de impedir que o homem siga sua natureza pecaminosa.”
Para reforçar que a natureza humana é propensa ao pecado e que, por isso, é necessário um revestimento espiritual, fiz o seguinte destaque, que tem total relação com a doutrina da depravação total:
“Pois do coração dos homens procedem os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os furtos, os homicídios, os adultérios, as ambições desmedidas, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a difamação, a arrogância e a insensatez.” (Palavras de Jesus, descritas em Marcos 7:21-23).
É justamente a natureza pecaminosa do ser humano que torna necessário algo que nos fortaleça para seguir o caminho do bem, já que o caminho do mal é, muitas vezes, mais fácil de ser escolhido. Nesse contexto, somos apresentados à Graça do Filho de Deus, que nos oferece a oportunidade de encontrar forças para vencer o mal.
Mas, afinal, o que é a Graça do Filho de Deus? Essa resposta eu abordei em outro artigo desta série (https://psnews.tv.br/opiniao/um-novo-momento-na-graca-do-filho-de-deus/), no qual compartilho minha jornada de reconhecimento de que a Graça é Cristo Jesus, que em sua morte e ressurreição, anunciou que foi preparar um lugar para todos aqueles que perseverarem na fé no Filho de Deus. Assim, a jornada de fortalecimento da fé e o acolhimento da Graça em nós estão descritos nos evangelhos do Filho de Deus.
Dessa forma, o convite desta reflexão é que, em um cenário de depravação moral, é necessário anunciar um evangelho que nos transforma de dentro para fora e fortalece nosso espírito para vencer os obstáculos que a vida nos apresenta. Assim, meu convite é para que você leia mais sobre Cristo Jesus. Não tenho a menor dúvida de que as enfermidades relacionadas à sua alma encontrarão a cura que você tanto procura.



