Nos últimos dias, tenho refletido sobre os pilares da qualidade de vida, que para aqueles que não estão familiarizados, são: corpo, mente e alma.
Mas o que isto quer dizer?
Simples, segundo o médico libanês Avedis Donabedian, e demais cientistas que trataram sobre o assunto qualidade de vida, há a necessidade de que haja um equilíbrio entre o nosso corpo, nossa mente e nossa alma.
Percebo que no imaginário popular, o cuidado com o corpo nunca esteve tão em alta, basta que façamos uma rápida pesquisa para percebermos a quantidade de conteúdos que são produzidos e consumidos pela população, envolvendo a prática de exercícios físicos, alimentação saudável e saúde preventiva.
Quanto ao cuidado com a mente, há também um grande movimento na sociedade, no sentido de compreender a necessidade de praticar a nossa mente, inclusive como um remédio contra esquecimentos, falta de concentração e a luta por uma velhice com a mente saudável.
Agora, acredito que neste atual momento, o pilar que mais deveria ser objeto de atenção de todos está no que chamamos de alma.
Segundo o dicionário aurélio:
“Psicologia é uma parte da Filosofia que trata da alma e das suas manifestações”
Está claro que as pessoas estão cada vez mais procurando a ajuda de psicólogos, por acreditarem tratar-se de um profissional que dispõe de ferramentas para auxiliar na cura de enfermidades da alma.
Não estou aqui para resumir a importância da psicologia, pois, acredito ser uma ciência necessária e importantíssima, no entanto, como cristão quero lembrar de uma receita que está escrita no Livro de Salmos Capítulo 6, onde o Rei Davi, descreve claramente uma situação que tem total relação com uma doença da alma:
“Tem piedade de mim, ó Senhor, pois estou perdendo as forças. Cura-me, Senhor! Pois estremecem meus ossos.” (Verso 2)
“A minha alma está extremamente apavorada. Até quando, Senhor! Até quando. (Verso 3)
Nos dois trechos aqui descrito, há uma oração com muita fé no Senhor, acreditando que a sua cura estava justamente naquele que ele denominou como “Meu Pastor”.
Mas, será que houve resposta para este clamor?
Sim… e foi descrita assim:
“O Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor respondeu minha oração!”
Se você, está buscando um remédio para sua alma, a receita de Davi, também pode ser complementada em outros salmos, como o 122, que diz:
“Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor!”
Claro que há outros remédios para alimentar o espírito, como: música, bons momentos ao lado da família e amigo, etc. No entanto, neste artigo, destaco a receita do Rei Davi, que acredito representar a fé no Deus vivo, Aquele venceu a morte e nos prometeu, que com um pouco de fé nele, o impossível… se torna possível.
Até o nosso próximo artigo sobre este tema,