Por Samuel Reis
Nos últimos processos eleitorais, em especial o atual, uma das propostas que costumam ser apresentadas por praticamente todos os candidatos é a ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, mas… será que trata-se da melhor proposta para a educação?
Antes de mais nada, é importante diferenciar Escola de Tempo Integral (ETI), de EDUCAÇÃO INTEGRAL. A primeira (ETI) diz respeito ao tempo de permanência na escola, enquanto a Educação Integral trata de questões mais amplas sobre a aprendizagem dos alunos.
Para entendermos o conceito de Educação Integral, é importante compreender que esta proposta de educação busca apresentar estratégias para que haja desenvolvimento do aluno nos campos: intelectual, físico, emocional, social e cultural. Ou seja, para a proposta de Educação Integral, pouco importa o tempo em que o educando ficará na escola, pois, o foco está na qualidade do ensino.
Ao trazer as dimensões intelectual e física com o mesmo destaque, a educação integral entende a necessidade de um corpo sadio para que a mente funcione a contento, dito isto, as escolas deveriam ter espaços adequados para o desenvolvimento de um corpo sadio, sem contar a importância que o esporte tem ao desenvolver competências socioemocionais que são essenciais para a vida em sociedade, exemplo: trabalho em equipe, autodisciplina, autoconfiança, autoestima, entre outras.
A Cultura é uma das dimensões mais importante em qualquer organização, basta perceber a quantidade de tempo reservado em um curso de administração para o tema CULTURA ORGANIZACIONAL. Uma cultura forte na escola, permite que todos os alunos e colaboradores compreendam as missões e regras do ambiente escolar, inclusive moldando seus comportamentos no local.
Claro que a dimensão intelectual, possui um destaque na escola, mas não podemos esquecer que as competências relacionadas ao corpo, a questões emocionais, sociais e culturais, fazem parte também da formação intelectual do aluno.
Não pretendo neste artigo finalizar o tema tratado, antes pretendo trazer ferramentas para a reflexão do leitor.
Todas as escolas de tempo integral, trabalham o ensino integral? A estrutura das escolas e formação dos docentes permitem trabalhar assuntos como inteligência emocional? Nas Escolas de tempo integral apresentadas, existem espaços apropriados para desenvolvimento do esporte, da música, dança…?
Os questionamentos aqui trazidos têm como finalidade, entender que: “DE NADA ADIANTA UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, SE NELA NÃO HÁ O ENSINO INTEGRAL”.
Aos Pais trago a reflexão apresentada no Artigo 205 da nossa Constituição Federal: “Educação é um Direito de Todos Dever do Estado e da FAMÍLIA”, ou seja, às famílias possuem uma grande responsabilidade na formação das nossas crianças e, não é porque a criança ou adolescente fica na escola grande parte do dia, que ele está sendo bem formado.
Como família temos a responsabilidade de zelar pela educação dos nossos filhos e, até por isso, já passou da hora de amadurecermos o discurso para além da permanência do aluno na escola; é necessário olhar para a estrutura, para os espaços da escola, para o componente cultural da escola, para os métodos de ensino aplicado, entre outros assuntos, que são mais importantes que o tempo.
Por fim, deixo a reflexão: Você já foi à uma escola assistir 200 minutos (5 aulas) de aulas? Agora se coloque no lugar de algumas crianças que ficam aproximadamente o dobro deste tempo, em algumas escolas que apresentam pouquíssimos espaços para desenvolvimento de um esporte, música, teatro…
PRECISAMOS DEBATER QUALIDADE NA EDUCAÇÃO!