DA VENDA DE GELADINHO AO PATRIMÔNIO MILIONÁRIO

Entrevista com Marcelo das Lojas Mirelle

Conversamos com um comerciante da cidade de Jandira, que em treze anos, transformou um investimento de aproximadamente doze mil reais, em uma rede de 20 lojas e patrimônio milionário. Ele, que  popularmente é conhecido como Marcelo das Lojas Mirelle, nasceu Claudemir, mas para facilitar as vendas decidiu adotar o apelido de Marcelo.

 

SOBRE A INFÂNCIA…

 

A minha infância foi bem humilde, bem pobre, lembro até algumas vezes que eu ia pra escola, pra levar o material eu levava no saquinho de arroz; era bem difícil, um tênis eu não tinha, toda vez era de alguém emprestado; meia quando era criança…esquece, acho que só fui ter depois dos doze anos.

 

ONDE NASCEU E MOROU…

A gente morava lá na no engenho novo (Barueri) hoje já foi tudo desocupado onde a gente morava, era área livre e, tiraram tudo pra pra gente ir pros prédio de lá do engenho novo, a gente foi morar no Jardim paulista, nos prédios, e depois de lá, meu pai resolveu vender e a gente foi para Amador Bueno (Itapevi)

 

COMEÇO NO EMPREENDEDORISMO…

Desde sete oito anos (de idade), eu via a minha mãe vendendo geladinho e eu achava legal, aí copiei ela, comecei a vender também.

 

COMEÇOU A VENDER O QUE, INICIALMENTE?

Geladinho…

Eu comprava o que suco, dez centavos, com (cada) suco daquele, fazia um monte,

dois litros. Aí comprava saquinho, (por) 50 centavos. 100 saquinhos, dava para fazer 10 Reais. (Com) 60 centavos, eu fazia 10 Reais, e assim foi crescendo.

 

APÓS GELADINHO, VENDEU…

Sorvete, engraxar sapato, vale transporte, cartão telefônico (14 anos), banca de jornal, bar, barraca na quermesse de Jandira, cama mesa e banho.

INÍCIO DAS LOJAS MIRELLE…

Comecei a primeira loja Mirelle em Barueri (há aproximadamente 13 anos), na Campo Sales; uma loja bem pequeninha, mas só eu tinha acessórios , então, era muito bom e foi crescendo.

Depois coloquei outros pontos de venda (Cotia, Jandira…). Desses pontinhos que era só de vendas de celulares, eu comecei a abrir lojas (comprando) pontos por perto, e daí foi crescendo, crescendo… e hoje tem aí vinte (20) lojas.

INSPIRAÇÃO PARA OS MAIS JOVENS…

(hoje) Não tem muito incentivo para ter inspiração, só trabalhar bastante, é isso que eu tenho pra falar, trabalhar bastante… não desistir nunca, mesmo que aconteça momentos difíceis, porque vai acontecer muito… não tem problema, (você) só aprendeu, começa de Novo e tenta mais uma vez, só não pode desistir nunca. Eu (para) chegar aqui aonde EU (estou) hoje eu já caí muito.

 

SOBRE ESTUDAR…

Estudar é importante, fazer alguns cursos, aprender economia…(para) que você não fique gastando dinheiro à toa. Quando você (começa) um empreendimento, o importante é você saber controlar o dinheiro.

 

PARA COMEÇAR UM EMPREENDIMENTO, PRECISA DE MUITO DINHEIRO?

É mais trabalho, vontade… não precisa de recurso. Com um real você já consegue começar, o importante é você saber controlar o dinheiro que você vai ganhar. Se você gastar, você não vai conseguir aumentar o seu patrimônio. Com um real você vai fazer ele virar dez, e no dia seguinte vai fazer virar cinquenta, e depois cem, e depois mil, cinco mil e daí por diante.

 

MOTIVOS PARA SE ENVOLVER NA POLÍTICA…

É muita injustiça que eu vejo em muitas partes. A lei não funciona pra todos igual, então, tem que fazer isso mudar. O Brasil tá (está) ficando um país de pessoas com pouco conhecimento, as pessoas não estão sabendo fazer mais nada. Hoje um jovem mal sabe limpar uma casa, então está bem difícil. Quero investir em aprendizado, cursos técnicos…

 

ALÉM DA EDUCAÇÃO…

Aqui em Jandira tem muito talento no esporte e é importantíssimo que a gente dê para essas pessoas oportunidades, transportes gratuito para as crianças que querem treinar futebol, vôlei ou qualquer outro esporte. Além do transporte a pessoa que tiver saindo bem, pagar ali umas custas (auxílio financeiro) para ela.

 

RELAÇÃO COM JANDIRA…

EU estou (empreendendo em Jandira) há mais ou menos uns 9,

10 anos. Só agora que está aparecendo algumas coisas novas, tipo um hospital, do outro lado da estação tem umas obras grandes, tem o McDonald’s…Jandira tá começando a evoluir.

Eu quero, junto com o prefeito, fazer um trabalho para os adolescentes, senão o futuro tá perdido, daqui cinco ou dez anos a gente não vai encontrar profissional de nenhuma área. hoje já é muito difícil. Hoje pra eu encontrar um funcionário, poxa, eu passo apuro, é muito difícil encontrar (contratar) um funcionário hoje.

 

Tanto pra mim que sou empreendedor, que tem muito(s) altos e baixos e tem muitos obstáculos no caminho (como) para qualquer Pessoa que for fazer qualquer coisa (trabalho)m sempre vai ter obstáculo e isso… faz com que as pessoas desistam fácil

de do sonho, seja um um funcionário CLT ou que seja um empreendedor… foi para o trabalho, o patrão achou ruim por alguma coisa…- não vou mais trabalhar, não gosto mais dessa empresa. Começou a empreender, de repente, não foi cliente e ah… Vou desistir, não quero mais. Sempre em todos os níveis terá altos e baixos, (então…) é comprometimento a palavra chave.

 

SEGREDO…

  • Trabalho e nunca desistir.
  • Empreender é ter um pouco de jogo de cintura, sempre inovar.
  • O importante é você saber controlar o dinheiro, não pode gastar tudo que ganha.

 

“Estou entrando na política para justamente tentar melhorar as leis que já existem, que em muitos casos é injusta para o empresário”

 

POLÍTICO QUE O INSPIRA…

  • BOLSONARO

“O que mais inspira é a honestidade dele”

 

Este é o Marcelo da Mirelle, nascido na periferia de Barueri, se inspirou em sua mãe para iniciar vendendo geladinhos ainda com 7 anos, evoluiu para vender outras coisas, até que… há aproximadamente treze (13) anos atrás, montou, com doze mil reais, a primeira loja mirelle, que hoje se tornou uma rede com 20 lojas e patrimônio milionário. Então… vale a pena conhecer e se inspirar em histórias de batalhadores que estão vencendo no empreendedorismo, mesmo em um cenário governamental, que não nos ajuda.

 

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas

OS PILARES DA QUALIDADE DE VIDA

Nos últimos dias, tenho refletido sobre os pilares da qualidade de vida, que para aqueles que não estão familiarizados, são: corpo, mente e alma.  Mas