9º artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida
Falar sobre um assunto que promove uma vida mais plena e feliz, sempre é muito especial. Nesta série de artigos, procuro demonstrar que o equilíbrio necessário para uma vida com qualidade, passa diretamente pela saúde física, mental e também pela valorização da vida espiritual. No entanto, fico me perguntando:
Será que estão me escutando?
Alguns ao se depararem com este questionamento, podem responder, até de forma curta, com algo como: – É claro que estou escutando, tenho ouvidos!
Mas… Será que ouvir e escutar, são a mesma coisa?
A resposta é não, e… saber se as pessoas estão ouvindo ou escutando, é o que todo orador deseja saber. Afinal, ouvir é um processo apenas mecânico de captação de sons; já escutar… passa pela busca pela compreensão, reflexão e memorização da mensagem recebida.
Podemos resumir, que ouvir é um ato necessário para recepcionar uma mensagem, que após o seu processamento (escuta ativa), deverá ser objeto de reflexão e aprendizado.
Entendo que escutar é um ato de humildade, pois, quando valorizamos os pontos de vista do próximo, damos a atenção devida, buscando compreender seu argumento. Isto não acontece quando pressupomos que a opinião do próximo não será importante ou necessária.
Estamos em uma sociedade, que diante da quantidade de dados e informações transmitidas, pouco têm se dedicado a escutar as informações presentes na comunicação recebida.
Agora que entendemos a importância do ato de escutar, gostaria de deixar alguns questionamentos:
Estamos escutando as mensagens que nosso corpo e nossa mente estão transmitindo?
Muitas vezes, nosso corpo está nos mandando sinais de que há a necessidade de um melhor cuidado com ele, mas teimamos em ignorá-los. Ato que, pode levar, muitas vezes, a um sério problema de saúde.
Neste momento, sabemos que ter uma vida plena e com qualidade, passa diretamente pelo equilíbrio trazido por uma saúde física, mental e espiritual. Sendo que, é a saúde espiritual, que permite que tenhamos segurança, confiança e autoestima para perseguir a missão de termos um corpo e uma mente saudável. Agora:
Por que temos tanta dificuldade em escutar o que nosso corpo e mente nos dizem?




Uma resposta
Sim , ouvir e escutar não é a mesma coisa mesmo.
A tecnologia tirou muito essa capacidade de ouvirem.
Hoje quando alguém fala não se escuta e as respostas são rígidas.
Nós cinquenta mais sabemos muito bem,o que é isto…