Entrevista realizada pelo Jornalista Samuel Reis
O primeiro programa Fala Professor do mês de agosto foi marcado por uma entrevista com a Dra. Anabel Sabatine, cujo tema abordado foi a Campanha Agosto Dourado.
A entrevista teve início com a apresentação da entrevistada, que destacou:
“Me formei em medicina, fiz minha residência médica em ginecologia e obstetrícia, atuei em ginecologia e obstetrícia geral, depois fiz três anos de patologia obstétrica e, posteriormente, um ano de oncologia.”
Sobre a campanha Agosto Dourado, ela iniciou:
“O Agosto Dourado começou em 2017 e foi uma campanha que surgiu com o incentivo à amamentação e ao aleitamento materno.”
O LEITE MATERNO
“Não existe no mundo melhor alimento do que o leite materno; é o primeiro alimento mais completo do mundo, o segundo é o ovo.”
OUTROS LEITES QUE NÃO O MATERNO
“O Nestogeno, por exemplo, são leites que passam por vários processos químicos para chegar onde estão, e muitos bebês desenvolvem alergias ou patologias sérias por causa do leite de vaca. Então, o aleitamento materno é gratuito, é bom…”
TODAS AS MULHERES EM PUERPÉRIO TÊM LEITE?
“Todas as mulheres em puerpério têm leite; é uma questão de entrosar a mãe e o bebê para que esse leite seja completo.”
Atenção a esta frase:
“O QUE O LEITE MATERNO FAZ PARA UM BEBÊ EM TERMOS DE IMUNIDADE, NENHUM OUTRO LEITE CONSEGUE FAZER.”
A entrevistada destacou a diferença na imunidade entre um bebê que teve aleitamento materno e um bebê que usou fórmulas como o Nan:
“Você sabe que, em sala de aula, há professores que até percebem quem mamou e quem não mamou?”
“A relação afetiva é diferente com as próprias pessoas e os colegas de classe. Isso é perceptível.”
Sobre os tipos de amamentação:
“Nós temos três tipos de amamentação: a amamentação exclusiva (aquela em que a mãe consegue ofertar o peito e o bebê só consome leite materno – que é, sem dúvida, a melhor), a amamentação seriada (que é uma amamentação mista, em que se dá o peito e também a mamadeira) e a amamentação apenas com mamadeira.”
Ao falar sobre a mamadeira, a entrevistada destacou a relação entre seu uso e a formação da arcada dentária:
“A criança que se alimenta, na maioria das vezes, via mamadeira, tem uma diferença na sua arcada dentária.”
IMPORTÂNCIA DO CONTATO DO BEBÊ COM OS SEIOS DA MÃE:
“Existem alguns bebês que realmente não pegam a amamentação, mas, mesmo assim, sugerimos que, de vez em quando, a mãe coloque o bebê no peito, para ter a troca materno-fetal, para ter a troca emocional. Já tive pacientes que, quatro ou cinco meses após o nascimento do bebê, colocaram-no no peito e começaram a produzir leite.”
RELAÇÃO DA SAÚDE MENTAL COM A PRODUÇÃO DO LEITE MATERNO:
“Transtorno ansioso generalizado, depressão pós-parto e outras patologias podem dificultar a amamentação. Então, é preciso realmente cuidar da saúde mental dessa paciente para que ela, aos poucos, consiga reintroduzir a amamentação.”
“A produção do leite é hormonal, por meio de um hormônio chamado prolactina. A prolactina sobe estratosfericamente a partir de 24 horas após o nascimento do bebê. No primeiro dia, o colostro é um leite extremamente importante, cheio de gordura e bastante imunidade.”
REFORÇANDO…
“O bebê que mama tem uma imunidade muito melhor contra todos os tipos de doenças do que o bebê que não mama. Inclusive, já há uma relação entre amamentação e a redução de doenças respiratórias (bronquite, asma…).”
“Se conseguíssemos passar para as pessoas a importância da amamentação, acho que nenhuma mulher em sã consciência deixaria de amamentar.”
PRÉ-NATAL…
“Percebemos que, quando há um pré-natal mais agitado, onde a mulher trabalha muito, descansa pouco, dorme pouco e faz pouco exercício físico, elas têm mais dificuldade de amamentar.”
“Nós somos corpo, mente e espírito. O espírito e a mente estão muito ligados ao que chamamos de princípio inteligente. Então, o espírito precisa desse princípio inteligente, desse afeto, desse contato, que são transformadores, inclusive no coeficiente intelectual e no coeficiente emocional dessa criança.”
“Eu falo de princípio inteligente porque também há uma associação entre aleitamento e facilidade de aprendizado.”
SOBRE OS BANCOS DE LEITE:
“Antigamente, existia o que chamávamos de ama de leite, mulheres que tinham tanta facilidade de produzir leite que amamentavam quatro ou cinco gerações. Hoje, temos algo semelhante às amas, que são as doadoras. Existem laboratórios, como Eurofarma e Pfizer, que fazem um trabalho bonito nesse sentido, coletando leite para doar aos bebês cujas mães não conseguem produzir. Isso é maravilhoso; deveria haver muito mais bancos de leite no Brasil.”
PREOCUPAÇÕES COM CONTAMINAÇÕES NO LEITE DO BANCO DE LEITE:
“Esses leites de banco de leite são extremamente cuidados, tratados e limpos, podendo ser servidos aos bebês sem nenhum problema.”
“Você alimentar um ser humano que é seu é uma ligação muito linda.”
CUIDADOS ANTES DE ENGRAVIDAR:
“Hoje, já temos medicamentos no mercado para essa fase pré-gravidez. A mulher que está pensando em engravidar já deve tomar ácido fólico e ferritina para evitar doenças, principalmente do sistema nervoso central e da coluna do bebê.”
AS MULHERES QUE TÊM ESSE CUIDADO…
“Têm maior possibilidade de ter crianças mais saudáveis e com níveis de inteligência mais elevados.”
“Um ano antes, precisamos começar. Isso está na gênese de algumas doenças e alterações cromossômicas. Hoje, o sol da mulher é a luz artificial, então, há estudos em andamento sobre a luz solar e a deficiência de vitamina B12.”
ASSISTA A ESTA ENTREVISTA COMPLETA E COMPARTILHE EM SUAS REDES, AFINAL, ELA PODERÁ SER ESSENCIAL PARA MULHERES QUE ESTÃO PENSANDO EM ENGRAVIDAR OU QUE ESTÃO NO MEIO DA GESTAÇÃO.
ASSISTA QUI: https://youtu.be/XmUdWxYA7RE



