A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A VERDADE QUE LIBERTA

Um texto que mostra que a liberdade de expressão é um pressuposto necessário ao… ide e pregai o evangelho…

 

No último PROGRAMA FALA PROFESSOR (14)*, realizei uma explanação sobre a importância do quinto artigo da Constituição Federal do Brasil (1988), em especial os incisos que tratam de liberdade de expressão, crença, filosófica, imprensa, etc. No entanto, como cristão achei que há algo que precisa ter um detalhamento melhor, e este é o motivo deste artigo.

No início desta reflexão, lembrarei de uma passagem da bíblia sagrada, que está escrita no evangelho segundo o Apóstolo João, capítulo 8, pois, nesta parte do livro sagrado há a essência da missão dos seguidores de Jesus Cristo e que norteará o comando dado por Jesus Cristo, ao afirmar:

“Ide por todo o mundo , pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15)

Comecei este artigo citando a passagem do evangelho segundo o Apóstolo João, capítulo 8, pois, é neste capítulo onde Jesus Cristo relaciona o seu evangelho a verdade que liberta:

“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32)

A questão que se coloca neste momento, onde a liberdade de expressão está sendo limitada pela maior instância do Poder Legislativo (STF), é a seguinte:

“Será que as limitações à liberdade de expressão, afetarão o ato de pregar o evangelho em ambiente digital?”

É fato que na teologia bíblica, há diversos pontos,que orientam aos cristãos à não seguirem algumas práticas, que hoje possuem grande militância na mídia e nos poderes constituídos, e até por isso, o debate que se impõe é justamente sobre… quanto a relativização da liberdade de expressão, afetará a propagação da verdade libertadora, que foi anunciada por Jesus Cristo.

Hoje vemos um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmar:

“É… Um pouco na linha, nós todos somos admiradores do regime chinês, né, do Xi Jinping, né que diz assim: ‘O importante… A cor do gato não importa, o importante é que ele cace o rato, né. E essa coisa do público e do privado…”, afirmou o Ministro Gilmar Mendes em sessão de 11 de Junho de 2025 (confira a matéria: https://www.poder360.com.br/poder-justica/gilmar-diz-que-todos-no-stf-admiram-o-regime-chines-mas-confunde-lideres-do-pais/ )

Só para se dar um contexto desta frase, é importante registrar que as igrejas que não se dobram ao governo ditador elogiado pelo ministro enfrentam… repressão, incluindo demolição de templos, prisões de líderes e confisco de materiais, e desde 2013, a evangelização online foi proibida, e novas regras de 2023 reforçam o controle estatal, exigindo alinhamento com o “Pensamento de Xi Jinping”.

É isto que é admirado por “todos” (sabemos que não é o caso do Ministro André Mendonça), os integrantes da Corte que quer impor a regulação das mídias digitais, excluindo aquilo que foi votado e aprovado pelos reais representantes eleitos pelo povo (Congresso Nacional)?

Alguns podem achar que tratou-se de um ato falho do ministro, no entanto, ao tornar o Artigo 19 do Marco Civil da internet, inconstitucional, os ministros tornarão as empresas de rede social, responsáveis pelos conteúdos vinculados, e sendo assim, não precisa ser gênio para saber que nascerá um ambiente de censura à conteúdos mais polêmico, o que neste cenário pode-se incluir: a bíblia. Alguém tem dúvida de que conteúdos bíblicos/cristãos serão excluídos ou terão seu alcance limitado?

A verdade é que, como cidadãos, este é o momento de lutar pela manutenção da liberdade de expressão como um meio de proteger o direito de culto, pregação e prática religiosa, antes que possamos ser calados por apregoar a verdade libertadora que é marcada pelas palavras do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

Por mais que muitos irmãos, defendam a ideia de que o que está se avizinhando é cumprimento de profecias, é importante destacar que… enquanto vivermos em uma DEMOCRACIA (Poder do Povo), temos o DEVER de lutar e pressionar nossos representantes do Congresso Federal, para que possamos manter a liberdade que nos permita exercer a missão dada por nosso Salvador.

Por fim… para você que teve acesso a este texto, mas ainda não teve uma experiência com a verdadeira graça de Cristo Jesus, saiba que suas palavras seguem as mesmas:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28)

 

Conheça um pouco mais sobre a Revelação da Graça de Jesus Cristo, em: https://psnews.tv.br/destaque/o-que-e-mostrado-na-revelacao-de-deus/ 

 

*O PROGRAMA FALA PROFESSOR, está disponível no YOUTUBE da @TUME_TV_WEB, e vai ao ar todos os sábados às 20h.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas