A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CURSIVA

Para o artigo desta semana, gostaria de destacar a importância da escrita cursiva, afinal, quantos de nós tivemos aquela professora que exigia que fizéssemos caderno de caligrafia para o aprimoramento daquela letra mais “desenhada”, mas, será que esta ação tem ou teve importância para nossa formação? Este é o questionamento que norteará este artigo. 

Importante ressaltar que ao contrário da escrita de fôrma, a escrita cursiva exige movimentos contínuos que envolvem diferentes áreas do cérebro, promovendo uma série de benefícios cognitivos e motores.

Quem já escreveu com letra cursiva percebe a coordenação necessária entre a mão e o cérebro, ação que estimula o desenvolvimento da coordenação motora fina. O fato de envolver movimentos mais complexos do que a escrita de fôrma, faz com que tal desenvolvimento seja fundamental para a destreza manual, importante não só na escrita, mas em outras tarefas cotidianas que exigem precisão manual.

Para além da importância quanto ao movimento fino, estudos em neurociência mostram que o ato de escrever à mão, ativa mais áreas do cérebro do que a digitação ou a escrita de fôrma.

Escrever em cursiva envolve uma conexão mais profunda entre o córtex motor (responsável pelo movimento), o córtex visual (para processar as letras) e o córtex cognitivo (para processar o conteúdo da escrita). Isso significa que a escrita cursiva pode estimular o cérebro de maneira mais ampla, melhorando a memória e o processamento da informação.

Em artigo publicado por Ana Lourenço  no Portal Guia do Estudante, com o título de “Escrever à mão nos torna mais inteligentes”, a autora apresenta o seguinte argumento:

“Um estudo da Universidade de Bloomington, nos EUA, comprovou que crianças que aprendem a escrever com letra cursiva, no papel, desenvolvem habilidades motoras e forçam o cérebro a trabalhar mais e melhor. A letra cursiva, que conecta uma letra à outra, é reconhecida pelos pesquisadores como a melhor opção de alfabetização, porque acelera a aprendizagem e a capacidade de leitura de crianças.“

Claro que os benefícios apresentados acima, não são apenas para crianças, pois, quando uma pessoa escreve à mão, especialmente em cursiva, o cérebro precisa construir uma representação mental das letras e da sequência dos movimentos. Isso cria uma “memória motora” que ajuda na codificação da informação, facilitando o aprendizado. 

Por fim, entendo que você possa ter chegado ao final deste texto, pensando que deverá retornar a fazer a escrita cursiva. No entanto, para adolescentes ou adultos, que já possuem um outro tipo de letra, que em muitas vezes traz traços da sua personalidade, o que é importante destacar é que: “fazer anotações é uma das táticas mais eficazes para os seus estudos, acelerando o aprendizado e potencializando a memorização.

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas

AOS MESTRES, COM CARINHO…

Uma profissão que se dedica ao ato de compartilhar conhecimento e que mesmo diante da nobreza da sua atuação, sofre com a falta de um

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS

Estamos em uma semana muito especial, pois, trata-se da semana onde os brasileiros comemoram o dia das crianças. Então, vamos refletir um pouco sobre as