A ‘IMPACIÊNCIA MOSTRA A SUA LOUCURA’

10º artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida

 

Vivemos em uma sociedade onde a impaciência parece ser a maior companheira dos cidadãos. Não faltam exemplos de situações onde há desespero e revolta por acontecimentos inesperados ou mesmo pela demora em ocorrer algum fato aguardado.

Não percebemos o mal que há, nesta vida de impaciência, que pode acarretar em atitudes marcadas pela ira, afinal, a impaciência é marcada pela inquietação e intolerância, enquanto a ira é uma resposta emocional intensa..

Provérbios 14:29 – “O que tarda em irar-se é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente mostra a sua loucura.”

No provérbio em questão, há a clareza de que existe uma relação importante entre o autocontrole e o entendimento. Portanto, há uma relação entre a paciência e a sabedoria. No entanto, mesmo a sociedade compreendendo a importância da Paz, continuamos alimentando situações que geram ira.

A verdade é que as pessoas estão tão impacientes, que esquecem de algumas passagens bíblicas, que tratam sobre a importância do aguardar:

Salmos 40:01 – “Esperei com paciência no Senhor e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Neste verso, está claro que além do clamor, o salmista exorta sobre a questão do tempo. Pois, na maioria das vezes, a impaciência nos leva a tomar atitudes impulsivas, que por não serem racionais, têm uma grande probabilidade de não apresentar o resultado desejado.

Em um cenário onde é necessário o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito; não tenho dúvidas, de que a impaciência acarretará problemas que vão além da dimensão espiritual, afetando diretamente a nossa saúde física e mental.

Ainda nas escrituras sagradas (Romanos 5), é possível perceber que, mesmo situações inesperadas que trazem um ambiente atribulado, quando superadas, geram em nós paciência e resulta em experiências importantes para nós, e também para ser objeto de lição para aqueles em que amamos. Todo o trajeto aqui descrito nos faz pessoas mais esperançosas, ou seja, a esperança de dias melhores, passa pela compreensão, de que, mesmo os adventos negativos, nos trarão aprendizados, que não farão pessoas de maior entendimento.

Romanos 15:4 – “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai em oração”

Falar de paciência, em um mundo repleto de injustiças e situações inesperadas, parece ser algo que se encaixa apenas em versos de uma poesia, música ou passagem bíblica, no entanto, não faltam estudos que relacionam os sentimentos a problemas de saúde. E, dito isto, quero fechar este texto, lembrando que os cristãos saúdam seus irmão com a Paz, seja a Paz de Deus ou ao Senhor, com S maiúsculo, e cremos que esta paz tem o poder de dar ao homem uma das suas maiores riquezas, que é o equilíbrio.

Salmos 4:8 – “Em Paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.

Um dos pontos que mais me encantam neste Salmos, é a relação entre Paz e Segurança, e me lembro que na pirâmide das hierarquias da necessidades humanas, de Abraham Maslow, existe a alegação de que, sem segurança, é impossível termos relações sociais sólidas, e isto afeta diretamente nosso trajeto à auto-realização.

 Após tratarmos da relação entre Paz e segurança, quero finalizar esta reflexão lembrando de um fragmento do Salmos 9:10, que afirmar:

“Em ti confiarão os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, nunca desamparaste os que te buscam”

Então…

Pai nosso que estás nos céus, graças lhe dou pela oportunidade de refletir sobre a importância da Paz, para além do seu significado. Peço a ti, que todos aqueles que tiverem acesso a este texto, compreendam a felicidade que é termos o Senhor como nosso socorro em momentos de lutas, tristezas e tribulações, tribulações estas que, muitas vezes, nos levam a impaciência. Peço pela vossa Paz, na vida de todos aqueles que forem impactados por estas palavras, peço também que o Senhor permita que aqueles que encontrarem esta dádiva, possa ter forças para compartilhar, o quanto é bom tê-lo como nosso Deus.

Elevo essas palavras, em nome do nosso amado Jesus Cristo, que está a destra do Pai, e intercede para todo o sempre. AMÉM!

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas