A AUTOESTIMA E OS PILARES DA QUALIDADE DE VIDA

Segundo artigo da série de matérias sobre os pilares da qualidade de vida

 

Muito se fala nos dias de hoje sobre autoestima, e a melhor definição que vejo está relacionada à sabedoria popular, que sempre a chamou de “amor próprio” ou será que você nunca ouviu as seguintes frases:

  • Você precisa se amar mais.
  • Falta amor próprio para ela.
  • Primeiro você precisa se amar, para depois amar alguém.

Esses são só alguns exemplos de frases que ouvi durante a minha vida, e que depois, entendi que tinham relação direta com o conceito de autoestima.

Hoje há uma área do marketing, que trabalha diretamente a apresentação pessoal (marketing pessoal), cuja missão é transmitir a imagem de alguém que “se ama e se cuida” (autoestima). Afinal, ninguém gostaria de ter um advogado, corretor, etc. que se apresentassem com uma aparência que não transmitisse autoestima, não é mesmo?

Quando penso na relação entre autoestima e os pilares da qualidade de vida; lembrando que aqui entendemos os pilares como sendo: corpo, mente e alma; observo os reflexos da autoestima em todos os pilares apresentados.

Um dos autores que mais trabalhei em aulas que tratam de gestão de pessoas, é o Psicólogo americano Abraham Maslow. Maslow criou uma teoria fantástica, que teve como fotografia conhecida, a pirâmide abaixo:

Percebamos que na base da pirâmide, há “necessidades básicas”, e esta é a necessidade humana mais importante, pois, tem uma relação direta com a sobrevivência e evolução do Ser humano. 

Para sobreviver precisamos de tudo que é necessário para que nosso corpo se mantenha vivo (alimento, água, etc.), já para sonharmos com qualquer tipo de desenvolvimento humano, precisamos que alguns direitos sociais sejam atendidos, como: ter o que se vestir, o que comer, local adequado para se dormir, etc. Em nossa Constituição Federal 1988 os Direitos Sociais estão descritos no seu artigo 6º, que diz:

“São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia(…)a segurança (…)”

Em tese, o que está no sexto artigo da nossa Constituição Federal, deveria ser o mínimo necessário para que pudéssemos ter as necessidades básicas atendidas.

Mas o que isto tem a ver com a PIRÂMIDE DE MASLOW?

Vocês podem observar que o segundo pilar da pirâmide é a Segurança, e neste caso não estamos falando de policiamento… estamos falando de segurança no sentido mais interno. Para exemplificar, vou trazer um questionamento:

É possível que uma pessoa em situação de rua tenha segurança para se apresentar em uma entrevista de emprego?

 Acredito que vocês tenham respondido não, afinal: Como é possível ter SEGURANÇA para fazer uma apresentação ou ser desafiado, ou mesmo ter RELAÇÕES SOCIAIS , quando você e os que você ama, estão em uma situação onde as suas necessidades básicas não estão atendidas?

Percebam que já introduzi o próximo pilar da pirâmide, que trata-se das relações sociais. Em meus anos como professor, seja na educação básica ou até mesmo no ensino superior, me deparei por várias vezes com jovens e adultos, que até tentavam, mas não conseguiam ter  relações sociais em função de inseguranças que tinham relação direta com seu momento atual de vida.

Vamos para mais um exemplo:

Um Pai ou Mãe de família, que em sua casa não há ninguém trabalhando, e que em função da situação, vive de doações. Dificilmente esta pessoa terá segurança para ter amigos (relações sociais), visitas em sua casa, etc. A preocupação com o futuro, os limitará em seu processo de desenvolvimento humano.

Uma lição importante, que aprendi com a teoria de Maslow, diz respeito às relações sociais e à autoestima. Pois, nesta teoria, fica clara a descrença na possibilidade de que uma pessoa tenha autoestima, sem que esta tenha relações sociais (família, amigos…).

Claro que aqui estou falando das boas amizades, aquela que antes de qualquer julgamento, está disposta a ajudar. Afinal, penso que amizade deveria ser uma equação de ganha-ganha, pois, a vida fica muito mais leve quando temos pessoas que se dispõe a estar ao nosso lado em todos os momentos.

Falei de amizade, mas o casamento, com certeza é a relação social mais importante e desafiadora, que pode tanto nos levar ao amor próprio, como limitar nosso desenvolvimento. Até por isso, a importância de que esta instituição divina, seja levada mais a sério.

CASE COM ALGUÉM QUE TE LEVE PARA A AUTOESTIMA E NÃO PARA A INSEGURANÇA

Quando a pessoa já possui uma predisposição à insegurança, às vezes resultado de uma infância privada de todas as necessidades básicas ou por fazer parte de uma minoria, etc. Se esta pessoa começa a se relacionar com alguém que ao invés de realçar suas qualidades, prefere destacar seus defeitos, então… estamos diante de uma relação limitadora, fadada ao insucesso, com pessoas inseguras sobre seu futuro.

No topo da pirâmide, temos a autorealização. Que só é possível quando estamos bem em cada um dos pilares da qualidade de vida (alma, corpo e mente), o que espero conseguir te ajudar a ter nesta série de artigos.

Acredito que uma alma saciada, te dará forças para cuidar do seu corpo e energia para desenvolver sua mente. O remédio para toda dor está na fé, então, tenha fé no Deus vivo. A principal ferramenta que dos cristãos, é a oração, então,  te convido a orar comigo:

Senhor Deus, Pai nosso e criador de todas as coisas. Neste momento queremos lhe agradecer por todo o bem que o Senhor nos têm dado. 
Pedimos que, em sua infinita misericórdia, nos dê sabedoria para entendermos que ao alimentar nossa alma com o espírito santo, não há insegurança que possa limitar nosso desenvolvimento. 
Desejamos superar nossas dores do corpo, e que nossa mente esteja preparada para compreender um pouco mais das grandezas que a são suas criações. 
Te pedimos que coloque em nossa vida, pessoas que aumentem nossa autoestima ao invés de ficar reforçando nossas falhas e fraquezas. 
Nos ajude a ser pessoas com a segurança de um soldado que não abaixa sua cabeça nunca, pois sabe que isso irá expor sua fraqueza aos adversários. 
Nos ajude a vencer a nossa guerra cotidiana. 

Pedimos em nome de Jesus Cristo, que está ao teu lado e intercede por nós. Amém!

Comparilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais

Noticias relacionadas

PROPÓSITO E MOVIMENTO

Por Thalita Nunes Quando Deus nos criou, ele já tinha um plano único e perfeito. Mas sejamos sinceros: é fácil descansar sabendo disso? Nem sempre.

CORAGEM PARA TRANSFORMAR

Por Thalita Nunes Os melhores dias vêm para aqueles que fazem a melhor escolha. Como diz uma frase popular atribuída a Albert Einstein: “Insanidade é

EM BUSCA DA FELICIDADE?

Quinto artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida   Acredito que Felicidade é um dos temas mais complexo de escrever, pois, os

O PODER DO SONHAR

Quarto artigo da série sobre os pilares da qualidade de vida   Depois de falar sobre a importância da valorização da vida espiritual para que